mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Encaminhando e Desencantando 2

Já escrevi aqui sobre isso. Mas resolvi revisitar o assunto, por conta de um comentário que postei em um blog (cujo nome não lembro, sinceramente). Falo, novamente, sobre os textos que circulam impunemente pela internet. O blog apresentava um suposto texto de Luis Fernando Veríssimo falando sobre o Big Brother. Transcrevo o meu comentário aqui:

Primeiramente, gostaria de dizer que está me cansando na internet essa avalanche de textos que são apócrifos e têm sua autoria impingida a autores consagrados como o Veríssimo, Shakespeare, Jabor e, agora, a bola da vez, Chico Xavier.

Não entendi porque o blog colocou como título que o texto é do Veríssimo em letras garrafais para dizer láááá embaixo, em letras miúdas, que não existe confirmação sobre a autoria.

Alguém disse nos comentários que não importa se o texto não é do Veríssimo. Eu digo que importa sim. Pois nessa terra-de-ninguém chamada internet não se pode permitir uma atitude desse tipo, de colocar palavras na boca/pauta de quem nem sabe que o texto existe.

O perigo disso tudo não é nem a existência de um programa como o BBB, sobre o qual não versarei aqui, mas a ignorância sendo difundida justamente dentre aqueles que acreditam não serem ignorantes. Deve haver muita gente que é fã de Shakespeare, Fernando Pessoa e Luis Fernando Veríssimo sem nunca ter lido Macbeth, O Livro do Desassossego e A Velhinha de Taubaté, mas achando que lê tais autores recebendo e-mails e textos com autorias atribuídas a esses mestres.

Sobre isso, já há algum tempo, escrevi em meu blog. Os interessados serão mui bem-vindos: http://migre.me/3Mjdz

Um grande e fraterno abraço a todos.

Alex Manzi.
Queridas e Queridos, o meu primeiro texto sobre isso data de 5 anos atrás. E nada mudou. Ou tendo a pensar que piorou, porque já se perdeu o critério e a coisa está mais promíscua ainda. Triste isso. Por isso ainda leio o jornal impresso e sou fã de uma biblioteca pública e de uma livraria.
Ósculos e amplexos para quem for de.
Alex Manzi.

2 Comments:

Blogger João Flávio Resende said...

Manzi,
Falou e disse. Todo cuidado na rede virtual é pouco. (Acho que vou fazer um texto bem bacana, soltar na rede e falar que foi o Manzi que escreveu, hehe!)
Abraços.

8:42 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Meu querido João Flávio.

Obrigadíssimo pela sempre constante presença aqui. Saiba que estou sempre por lá também.

E mais obrigado ainda pelo elogio aos meus textos. Valeu demais.

Abraço apertado.

5:35 PM  

Postar um comentário

<< Home