mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

quarta-feira, agosto 27, 2008

Horário Eleitoral

Começou o Horário Eleitoral Gratuito. Eu adoro, principalmente o dia dos vereadores. Nada mais engraçado.
Sim, caríssimos... Estou sendo irresponsável de ridicularizar o processo eleitoral, mas eu gosto de brincar. Devia fazer uma campanha mais forte por uma conscientização maior, mas como ser sério nesse país tão piadista? O humor também é uma forma de dizer que não se está satisfeito com o que está aí. Vejamos.
Há dois tipos de propaganda eleitoral sendo veiculados pela TV: a dos vereadores e a dos candidatos a prefeito.
Na primeira, a precariedade e o humor involuntário reinam. Muitos acham o máximo se vestirem disso ou daquilo, criarem um tipo diferente pra chamar mais a atenção ainda. E, com isso, ficamos tristes e alegres ao mesmo tempo. Tristes por constatar o tipo de político que almeja o poder em nossa cidade; alegres porque colecionar os tipos é mais divertido que Sessão da Tarde.
No caso dos candidatos a prefeito, o humor involuntário fica por conta das imagens em câmera lenta, dos abraços e beijos em crianças melequentas e velhotas assanhadas, dos sorrisos calculados e das musiquetas emocionantes, principalmente com o depoimento de familiares. Como temos seres perfeitos à caça do Gabinete do Prefeito! Gente maravilhosa com a família, com os funcionários, com o povo na rua! Fica muito difícil escolher entre tanta gente perfeita e bondosa!
Ridículo à parte, ainda acredito (até quando???) que o voto é a única maneira de mudar/conciliar/trabalhar/debater/resolver aquilo que achamos que não está bom. Não há outra maneira possível, além desse tão alardeado "exercício de cidadania". Façamos, pois.
Faça a escolha direita ou esquerda ou nula ou branca, mas vá com paz na consciência. E volte pro churrasco na certeza do dever cumprido.
(A grande verdade é que eu queria falar aqui de política de forma abalizada e séria, mas faltam competência e conhecimento; resta-me o chiste.)
Antes de ir embora, duas questões post-scriptum:
- Se vivemos em democracia, por que não o mesmo tempo na TV pra cada candidato, independente de coligações, partidos, orgias e quetais?
- Existem mais direitos obrigatórios além do voto?
Ósculos e amplexos para quem for de.
Alex Manzi.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Obrigado pela visita. ;)

Eu também adoro o dia dos vereadores. É melhor que Os Simpsons. xD

Aqui em Ponta Grossa olha o que apareceu esse ano:

http://www.youtube.com/watch?v=grzhdwWLL-I

huahauhau

12:37 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Valeu pela dica e obrigadíssimo pela visita.

Estou sempre por lá. Te espero sempre aqui.

Abraço!

10:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

A primeira pergunta é algo que sempre me incomodou! Que democracia é essa, onde quem está no poder tem mais privilégio! Acho que o desespero por mais tempo, leva certo vereadores a desenvolver estratégias "inusitadas" para chamar a atenção do eleitor. Além da bobice, é claro!

12:18 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Leiama,

Além disso, por existir a possibilidade de ter mais tempo na TV, vemos as chamadas coligações estrambóticas. Gente que nunca se bicou agora se abraça, "em nome de um bem comum maior". Sei...

Apareça sempre. Obrigado pela visita.

4:08 PM  

Postar um comentário

<< Home