mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

segunda-feira, abril 14, 2008

Veja o Gordo

É, o Jô Soares voltou das férias na semana passada. E devo dizer que achei que voltou pior do que já era.
Desde priscas eras, quando eu assistia ao Viva o Gordo e depois ao Veja o Gordo que eu não entendia a antipatia que minha mãe nutria pelo balofo. Hoje eu compreendo. Jô é um dos piores entrevistadores da televisão e, diante de sua incapacidade como tal, diz que aquilo ali é um bate-papo, não uma entrevista.
O que muitas e muitas vezes me dá nos nervos é o que acontece com muita gente com quem a gente conversa: o assunto não rende. Incontáveis vezes, o "entrevistado" está adentrando por um aspecto interessante do assunto e Jô o interrompe, normalmente para fazer alguma piada com o que está sendo dito. Aí, o raciocínio se perde e Jô consegue evitar que o convidado brilhe mais que ele. Chega a ser patética a tentativa de Jô parecer popular, dizendo que conhece todo mundo que o "entrevistado" cita.
Jô age muitas vezes assim porque, penso eu, tem a cumplicidade de sua fraquinha platéia. E essa platéia aplaude demais e às vezes sem saber porque está aplaudindo (vide a entrevista com Diogo Mainardi). Em matéria de volume de aplausos só perde para a também chata platéia de David Letterman...
Na volta das férias, as piadas (até agora) conseguiram piorar. Sem falar na repetição daqueles arquivos pseudo-engraçadinhos que a gente se cansa de receber por i-meio. Ah, e tem também as tais "pérolas dos estudantes" que, na minha opinião, são inventadas e/ou adaptadas por quem manda.
(Acho que comecei a semana meio ranzinza...)
Como Jô entrevista famosos e não-famosos, posso um dia ser convidado para ir ao programa falar sobre as minhas pesquisas no ramo da Genética e/ou das minhas brilhantes realizações no campo da Engenharia Microbiológica Quântica.
Se isso acontecer, eu deleto este post, vou ao programa de sorriso largo e todos fingem que nunca leram minha rabugice. Conto com vocês.
Ósculos e amplexos para quem for de.
Beijo do Gordo.
Alex Manzi.
p.s.: em minha sempre humilde opinião, Marília Gabriela continua como uma das melhores entrevistadoras da televisão. E tenho dito.
p.s.2: alguém aqui leu os livros dele? O tal Xangô de Baker Street até que dá, mas O Homem Que Matou Getúlio Vargas eu achei horroroso. Não pensem que ele sabe daqueles fatos e contextos históricos não, viu? Ele tem uma equipe que pesquisa tudo aquilo. É o ego, Queridas e Queridos. É o ego...

16 Comments:

Blogger Alex Jordane said...

Pois é, cumpadi meu! Ainda me admiro quando você tenta assistir alguns programas. Jô Soares é, para mim, como algumas músicas para você: "Não vi e não gostei!" E prefiro continuar não querendo ver, muito menos gostar!

Bjos e abraços

Alex, o Jordane

2:03 PM  
Blogger Meu Neguinho said...

Alex, você se esqueceu a Leila, que tinha, ou ainda tem, não sei, o ótimo Leila Entrevista, na rede minas, que ao lado ma Gabriela, manda um bolão.

3:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cara, compartilho de sua antipatia pelo Jô, só que acho a Marília Gabriela tão chata quanto ele. Agora, a pior, em burrice e chatice, é a mulher do Brasil das Gerais. É tão burra e tão metida que eu até queria aguentar assistir, porque deve ser engraçado. Aliás, o Lobão, como mediador de debates também é uma bosta. Aliás2: existe algum entrevistador bom nessa país?

6:53 PM  
Blogger Alex Jordane said...

Cumpadi meu!!!
Venho aqui, um local público, para registrar minhas felicitações por este dia! Que Você continue essa pessoa maravilhosa!
Um grande abraço
Alex, Nalvinha, Gabi, Rafa e Marina

3:44 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Alex!

Talvez eu assista ao Jô de vez em quando por conta de meu interesse em filmes trash: de tão ruim fica engraçado.

Mas eu tô cada dia com mais preguiça ainda. A diferença é que os filmes ninguém leva a sério.

E obrigadíssimo pela lembrança do aniversário. Se sou pessoa maravilhosa é porque me cerco de pessoas maravilhosas.

Beijos e abraços nessa família que tanto tanto gosto.

9:56 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Ivan, boa lembrança.

Mas eu achava a Leila um pouco sorridente demais, deslumbrada demais com o entrevistado. Mas gostava dela. Era elegante e uma boa entrevistadora. Muito competente.

Abraçocas, Meu Neguinho.

10:24 PM  
Blogger Alex Manzi said...

César, eu ainda fico com a Marília como entrevistadora. A menina do Brasil das Gerais é fraquinha mesmo. Conduz de forma pouco profissional aquela coisa ali.

Agora, o Lobão é um bom ENTREVISTADO. Como mediador ele tem, na minha opinião, erros gritantes. Ele se posiciona demais, fala as coisas como se fossem verdades absolutas. Isso funciona num entrevistado, mas não num mediador.

Aquele programa da MTV que ele apresenta tem uma premissa bacana, mas não tem funcionado bem. Bagunçado.

Abração.

10:27 PM  
Blogger Alex Jordane said...

Pra quem não viu, vale a pena ver o Provocações. O apresentador é o grande Antônio Abujamra. E ele é, principalmente em suas entrevistas, provocador. Acho que dá de mil em todos esses.
Assitam ou cliquem: http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/

Abraços e beijos
Alex, o Jordane

10:08 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Ótima lembrança, Léx!

O Abu é provocador mesmo. Ele, por vezes, é ácido com o entrevistado, mas sempre elegante.

Um outro na mesma praia é o Pereio, no Canal Brasil.

Abraçocas.

2:58 PM  
Blogger Thaís Pacheco said...

Adoro o Xangô!

5:07 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Thaizona,

Também gosto um cadim do Xangô, mas o livro seguinte eu achei uma bela porcaria.

Kissas.

4:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sou apenas uma anonima admiradora dos seus posts, quebrei meu "silêncio" pra dizer que concordo plenamente com sua opnião sobre o Jô!
Vi uma vez e confesso que prefiro "perder" meu tempo lendo belos poemas..
ósculos respeitosos a você.

1:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Só pra constar, o Abujamra é um clássico da televisão brasileira, compara-lo com Jô Soares, Lobão e Marilia Gabriela chaga ser desrespeitoso!
Despeço-me...

1:30 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Olá, Anônima!

Que bom que admira os posts e melhor ainda foi quebrar o seu silêncio. Quebre-o sempre que quiser, tá?

Muito obrigado por visitar o meu buteco. Ósculos procê.

1:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Realmente ele é não é um bom entrevistador, as piadinhas de email então são um saco... o letterman pelo menos tem bons redatores que criam piadas novas pro programa!

2:41 PM  
Blogger Alex Manzi said...

2143, o Filipão!

Cara, o Letterman é legal. O que estraga é a plateia, que aplaude toda hora que uma piada é feita. Aí não tenho muita paciência também não.

Abraço grande. Volta sempre. Te sirvo uma gelada.

12:43 PM  

Postar um comentário

<< Home