mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

domingo, abril 06, 2008

Milton Nascimento - Angelus (Warner Music, 1993)


Tenho para mim este disco como o Clube da Esquina 3. Por quê? Por causa do tanto de gente bacana participando e da riqueza sonora das canções aqui presentes, a exemplo dos outros dois clássicos de Bituca/Milton, na década de 70.
O disco começa dolente, com o falsete de Milton invocando a Hora do Angelus, Seis Horas da Tarde. O arrepio é inevitável. E aí entram as lembranças de cada um...
Depois da emoção (elemento presente em todo o disco), a obra tem rock (De Um Modo Geral), jazz (Vera Cruz) e até uma new age (Estrelada). Esta última tem participação de Jon Anderson, vocalista do Yes, CANTANDO EM PORTUGUÊS!

A canção Coisas de Minas tem quase tudo dentro dela: começa com uma viola caipira, depois entra uma percussão bem mineira e uma sanfona calangueada. No meio, a canção vira um blues jazzeado(!) e termina com o falsete barroco de Bituca. Parece um Frankenstein esquisito musical; mas não. Funciona de forma muito linda e harmônica.

O disco tem inúmeras participações muito especiais. Entre elas: Peter Gabriel (ele mesmo), James Taylor (isso, ele mesmo), Naná Vasconcelos (sim, ele mesmo) e Flávio Venturini (ele mesmo, uai), além de mais um mundaréu de gente, incluindo as feras do jazz Ron Carter (baixo), Jack Dejohnette (bateria), Herbie Hancock (piano), Pat Metheny (guitarra e violão) e Wayne Shorter (sax).

Enfim, um discaço. E olha que nem vou falar da versão definitiva, definitiva mesmo, da canção Clube da Esquina n° 2 e uma versão de Hello Goodbye (Beatles), com orquestra, de arrepiar.

Chega, né? Já deu pra perceber que sou fã deste disco.