mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

segunda-feira, março 17, 2008

Carta à TIM

Belo Horizonte, 16 de Março de 2008.
Caríssimos,
Já que não consigo falar no atendimento com vocês, escrevo esta carta mui singela, de próprio punho cibernético. Não que eu espere que vocês leiam este blog. Não. Vocês têm coisa melhor pra fazer na vida, visto que não dão a mínima atenção para as minhas tentativas de contato. Mas o meu sentimento é tão grande que tenho uma nesga de esperança que algum de vocês venha ler isto.
Há três longuíssimos dias eu comprei um aparelho celular para abrigar um número de celular e este, por sua vez, abrigar um número TIM CASA FLEX, doravante denominado TIM BOSTA FLEX, ou simplesmente TBF. Tive que realizar o mesmo procedimento pra cadastro (*222) no TBF duas vezes, pois meu nome não estava cadastrado de forma correta. Até aí, tudo bem. Fui informado então que teria que ESPERAR 24 horas para ligar para *333 e cadastrar a área de atuação do meu fixo. ESPEREI. Liguei e ouvi a bela porém gélida voz da gravação, dizendo que a minha área tinha sido cadastrada com sucesso. E aí teria que ESPERAR uma mensagem com a confirmação do número do meu fixo. Cansado de ESPERAR a tal confirmação, liguei para o *144 e solicitei o número. O moço disse que minha área NÃO tinha sido cadastrada. Zerou o sistema e disse pra eu ligar para o *333 para cadastrar de novo a área. Liguei. Cadastrei. ESPEREI.
Liguei novamente solicitando o número e, depois de me oferecer três possibilidades (que foram descartadas por ele mesmo!!!), fiquei com a quarta possibilidade de número. (É, minha gente, é caso de rir mesmo.) Bem, então lá estava eu com meu número fixo já pronto e funcionando. Isso: ele conseguiu funcionar!!! Não é bom isso? Inclusive divulguei já o número pra algumas pessoas. Finalmente eu poderia dar um pé na bunda da Telemar e sua assinatura mercenária.
Então, na noite de sábado, o TIM BOSTA FLEX, ou TBF, parou de funcionar. Recebia chamadas, mas não ligava. Então, liguei para o atendimento; e nem preciso dizer que ESPEREI. Só na noite de sábado eu liguei 5 vezes. Literalmente. Quando conseguia falar, a ligação caía no meio da conversa; quando o atendente não sabia responder minha dúvida, a ligação misteriosamente caía também. Quando a ligação não caía, o sistema que cuidava do TIM BOSTA FLEX estava fora do ar. E então eu ESPERAVA e ligava de novo, um pouco depois.
Hoje, domingo, já liguei 11 vezes. Literalmente. Se não soubesse de cor meu CPF já teria decorado, de tanto repetir para todos os atendentes que fingiram que me atenderam. E, de volta, os mesmos problemas: quando conseguia falar, depois de uma longa ESPERA ouvindo uma new age horrorosa, a ligação caía, ou transferiam a minha ligação para O NADA, O LIMBO, que é o lugar que eu mereço.
Depois de tudo isso, eu resolvi cancelar, com apenas 3 dias de não-uso, o TIM BOSTA FLEX. Desculpem, senhores. É que eu sou assim mesmo. Não tenho muita paciência para resolver problemas tão pequenos assim. Pobres de vocês, que têm que agüentar gente da minha estirpe, sem a mínima tolerância para contratempos. Vocês serão muito melhores sem mim, tenho certeza.
(Des)atenciosamente,
Alex Manzi.
p.s.: O "Caríssimos" lá de cima significa que a incompetência dos senhores saiu muito cara pra mim. Nada a ver com o sentimento de estima, que dedico somente a quem me respeita.
p.s.2: Eu ESPERO, sinceramente, que vocês queimem no inferno. Com força.

25 Comments:

Blogger Thaís Pacheco said...

Querido,

A TIM tem mesmo esses problemas MUITO SÉRIOS de comunicação.
Não te dizer sobre o TBF, mas o serviço de SINAL do celular é muito bom.
Muito melhor que todas as outras que já tentei. Sendo assim, continuo usando TIM, mas não lido mais com eles.
Tento uma vez e depois vou pra ANATEL. Funciona muuuuuuito melhor. Eles resolvem o problema no dia seguinte, implorando por perdão. É lindo e é uma vingança gostosa.

Tente qualquer hora.

1:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Vamo ver se essa nova lei do telemarketing acaba com essas sacanagens que as empresas fazem conosco - pois isso é generalizado. Só tocando muito, pra esquecer... rsrsrs.

César G.

2:14 PM  
Blogger Alex Jordane said...

Meu amigo, psso plagiar a sua carta? Farei pequenas alterações, mas o conteúdo será quase o mesmo. Estou a três meses no ES, semana passada venceu minha terceira conta, que diga-se de passagem foi bastante salgada e, até o momento, nem cheiro da conta. Sabe aquela que vem informando o que vc gastou e o que deve pagar. Pois bem, paguei, mas ainda não sei pelo que estou pagando. Essa TIM mata de raiva. Vou fazer como a Thaís, procurar a Anatel. Ósculos e amplexos capixabas.

2:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro Alex,

A faculdade de Engenharia de Telecomunicações me deu algumas coisas boas. Uma delas foi entendimento de LGT (Lei Geral das Telecomunicações). Sinto-me no dever ético de dizer algumas coisas.

Infelizmente a parte técnica e marketeira das empresas não condizem. Enquanto uns lutam pela tecnologia (como a que possibilita a solução que vc contratou) outros têm que vendê-la. E é sim interessante pra esses que você tenha dificuldades, não habilite o serviço, use-o mal e porcamente e pague mesmo assim pela idéia completa. A solução adotada por você é a mais correta. E você já tem várias solucões interessante que fujam da Oi-Telemar. A Net-Embratel e a Telemig Celular te dão essa soluções de forma bacana. E, fora dos meios convencionais, existe o Skype e similares, que te dá número fixo em BH (entre outros vários lugares no mundo) e funciona direitinho. Ainda não é barato e prático. Mas é uma alternativa. E foi pra isso que essa merda toda foi privatizada: pra gerar a livre concorrência e fazer você sair ganhando. E vc tem que prezar por isso.

A responsável por descer a naba nas operadoras se chama Anatel, que estabelece índices de qualidade e multa, com cifras generosas, as operadoras que possuem índices abaixo dos estipulados.

(A boa notícia é que a TIM é a segunda operadora com mais reclamações no Brasil no mês de Janeiro de 2008, como você pode ver aqui: http://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/209468.pdf?numeroPublicacao=209468&assuntoPublicacao=Ranking%20SMP%20-%20Janeiro%202008&caminhoRel=null)

O site da Anatel é o www.anatel.gov.br (vale dar muito a pena pra ver as novidades e estar por dentro dos seus direitos) e o telefone da Anatel é o 0800 33 2001 (vale muito ter salvo na agenda)


Pra ser atendido direitinho, siga os seguintes passos quando for atendido:

1 - Anote hora e dia do atendimento
2 - Peça nome, sobrenome e cidade de atendimento do atendente
3 - Peça pra que o atendente grave a ligação. Eles são obrigados a fazer isso caso você solicite. Se ele negar, desligue e ligue para outro.
4 - Peça o número do protocolo de atendimento. Eles também são obrigados a dar, já no início do atendimento. Se não derem, diga que o nome do operador já está registrado e que você comunicará a Anatel. Se eles não passarem, desligue, ligue novamente e volte para o passo um.
5 - Se nesse meio tempo cair, passe para o passo 7
6 - Anote o prazo dado para a solução do problema. Quando o prazo for vencido, vá para o passo 7.
7 - Ligue pra Anatel, forneça o número do protocolo, dê uma breve desabafada na atendente-psicóloga e aguarde o prazo da Anatel. Geralmente, quando isso ocorre, você vira rei pra empresa que vc reclamou.

Sempre, repito em caixa alta, SEMPRE, ligue pra Anatel quando não for bem atendido. Isso conta pontos negativos pra sua operadora e ela toma na bunda de com força.

Agora, se você tiver com saco e tempo, ligue e se divirta um pouco com os atendentes. Sempre quando tô bem humorado falo: "Meu problema é esse. Você tem capacidade de resolvê-lo ou já desisto e ligo de novo?". E não se sinta mal. Eles não fazem questão nenhuma de te fazer feliz. São treinados pra te irritar, na verdade.

Como o César disse, a lei nova saiu. Mas demora. Enquanto isso, Anatel na bunda deles! :)

3:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Corrigindo o link para o site do ranking da Anatel. Só clicar aqui e ir. :)

3:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fala meu amigao!! Sumiu veio!!!
Shows? Comé que tá? Me comunique qdo tiver... Sobre seu texto do TBF, concordo em gênero, número e grau!!! A TIM como todas as outras sao umas "MERDAS", me desculpe a sinceridade mas eh phoda, isso mesmo, PHODA com PH!!! Além da gente pagar por uma merda de prestação de serviço, temos ainda que perder nosso tempo em "tentar" resolver problemas que nem eles sabem do que se trata!!! Cansei dessa merda de telefonia!!!
Grande Abraço.
Guigas...

9:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Queridíssimo,

Concordo plenamente com você. No seu caso acredito eu, não teria tentado nem 6 vezes. Já na quarta e penosa tentativa teria "quebrado" o telefone.
É de um extremo absurdo a falta de profissionalismo dessas operadoras. Talvez essas "denúncias" divulgue o péssimo trabalho prestado e faça com que outras pessoas não sejam clientes.
Ósculos pra ti.

1:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Queridíssimo,

Gostaria de completar ou clarear melhor o meu comentáro anterior. Na verdade, o "alerta" dado por você no seu espaço que também é nosso, possibilita discussões e abrange outras possibilidades, além de novas informações, diga-se de passagem preciosas.
Com certeza isso já é válido.

Que viva a REAL comunicação!

Ósculos pra ti.

10:13 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Thaizona Querida,

O meu problema com a Tim foi só no quesito Tim Casa Flex. Tanto que vou manter o meu celular normalmente. Nesse aspecto, eu pago menos e falo muito mais, por causa das várias promoções que eles mantêm, diferente da Telemig Celular, minha antiga operadora.

Agora, se o celular comum começar a me chatear vou tentar seu procedimento.

Gracias. Kissas.

11:23 AM  
Blogger Alex Manzi said...

César! César!

Bacana você por aqui, cara. Passe sempre no meu buteco!

Bicho, eu ESPERO sinceramente que, a cada dia, as empresas melhorem seu atendimento via telefone. Elas precisam sacar que o atendimento também faz parte da venda que eles fizeram ou pretendem fazer daquele produto. Quando elas sacarem isso, aí teremos atendimento VIP.

Abração. Apareça mais.

11:26 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Cumpádi meu!

Cara, espanta-me ouvir isso, pois essas operadoras tratam tão bem quem tem telefone de conta. Quem tem cartão não; é a ralé da ralé. Mas, quem tem conta é rei.

Você está com a faca e o queijo na mão pra destroçar esses inimigos, esses infiéis. Liga escamando e falando que vai cancelar procê ver como eles ficam mansos.

No mais, saudade grande docê e da família.

Ósculos mineirinhos.

11:30 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Caro Didi,

Agradeço muitíssimo pelos esclarecimentos aqui colocados. Bacana saber que este blog serviu, pelo menos nesse post, como utilidade pública.

Pena que não fiz nenhum procedimento daqueles descritos por você. Mas, ainda tenho a chance de realizá-los caso eles me façam raiva no celular normal que ainda mantenho.

E é muito bom saber que existe a Anatel, trabalhando realmente pela população contra o abuso de grandes corporações (uau! Essa última frase parece discurso de documentário do Michael Moore).

Valeu, Querido. Obrigado mesmo.

Abraçocas.

11:36 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Guigas, Guigas, Guigas...

Bich, essas coisas dão raiva mesmo. Fiquei muito puto no dia dos telefonemas. Se eles resolvessem pra mim, não cancelaria o serviço de jeito nenhum, mas chegou uma hora que foi insustentável.

A gente explode mesmo.

Quanto aos shows, estamos formatando a banda e os arranjos das canções próprias e dos covers. Tá ficando muito bacana, mas ainda vai levar um tempo pra estrear.

No mais, sempre bem-vindo aqui. Apareça mais.

Abração, velho!

11:41 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Queridíssim-a/o Anônim-a/o,

Foi o que eu disse. O blog, neste post, virou utilidade pública. Como o alcance dele é pequeno, pelo menos à primeira vista, ele não vai fazer muita coisa não. Mas, como está na rede, tudo é possível.

E, em se tratando de telefone (que eu odeio), eu acho que fui até paciente demais. Normalmente eu não ligaria 11 vezes não. Já desistiria de tudo na quarta ou quinta, mas acho que, inconscientemente resolvi dar uma chance pra eles. Não souberam aproveitar.

Obrigadíssimo pela visita, mesmo não sabendo quem é você. Menino ou Menina. Brasileiro ou Japonês.

Mas, fique tranquil-a/o. O anonimato educado e participativo é sempre bem-vindo por aqui. E, como você disse, o espaço é de todo mundo.

Ósculos pra ti também.

11:50 AM  
Anonymous Anônimo said...

Manzi, parabéns por divulgar o péssimo produto e serviço da operadora em questão. Assim você está nós ajudando a escolher melhor os produtos e serviços que gostariamos de consumir. Este serviço de utilidade pública é muito importante para o potencial cliente e péssimo para a imagem desta empresa que está focando maximizar o lucro e está esquecendo a qualidade,a transparência,a responsabilidade e o respeito pelo consumidor. A transferêrencia de ligação, a demora no atendimento é um procedimento comum nas operadoras, é uma estratégia para que o cliente desista principalmente quando se vai fazer uma reclamação, pedir esclarecimento de cobrança indevida ou pedir cancelamento da linha.Os atendentes são treinados para isto, mesmo porque eles nunca tem a solução para o problema. Manzi sinto muito pela raiva que você passou, infelizmente está longe, as operadoras chegarem a perfeição, alías atingir a perfeição é impossível, mas melhorar o máximo seus serviços elas podem. Mesmo com a concorrência sendo grande percebo que o problema com o atendimento é comum. Digo isto porque tenho uma vasta experiência. Já fui cliente da Telemig celular, Telemar,e agora estou na Livre. Da Telemar, não quero ser cliente nunca mais,foi a que mais me fez raiva em todos os aspectos. Você acredita que a Telemar colocou meu nome no Serasa depois que paguei a conta? Da Livre já estou ficando insatisfeita com seu serviço, bloqueou meu telefone três vezes,a primeira vez foi porque atrasei o pagamento do mês de janeiro, viajei em dezembro e só retornei em fevereiro no dia 06. Quando estava viajando liguei para a operadora pedindo para imprimir uma segunda via da conta para que pudesse pagar na cidade em que me encontrava, a atendente informou que, como já havia enviado a primeira via não poderia imprimir uma segunda via. Então fiquei sem opção, não me restava outra alternativa. Tive que deixar para pagar quando chegasse de viajem. O Vencimento da minha conta é dia 12 ,paguei a conta no dia 08 de fevereiro com atraso de menos de 30 dias. Após ter pago a conta no dia 11 de fevereiro meu telefone foi bloqueado porque a operadora ainda não tinha recebido do Banco o repasse do valor. Liguei para a operadora para informar o pagamento, caiu no atendimento eletrônico, quando eu digitava o número do meu telefone vinha a informação que o telefone estava bloqueado por falta de pagamento. Ou seja fiquei sem telefone 3 dias até a operadora detectar o pagamento, tendo que comprar cartão de telefone público para fazer minhas ligações, adivinha de qual operadora, da Telemar que é a única que tem este tipo de serviço, tive que recorrer ao concorrente. Bom depois que a Livre desbloqueou meu telefone, liguei para Anatel para reclamar da Livre com a justificativa que a operadora não tem um canal de dialogo,que o atendimento é eletrônico e isto não é bom, prejudica o cliente. Você acredita que o atendente não quis registrar a minha reclamação uma vez que meu telefone já estava desbloqueado, segundo o atendente não havia o que reclamar. Percebi que a postura da Anatel é só remediar o problema, não tem medidas de prevenção. As outras duas vezes que meu telefone foi bloqueado foi porque a operadora detectou que o valor da minha conta antes de vencer o mês estava alta e por medida de segurança estava bloqueado. O cliente só fica sabendo que o telefone está bloqueado quando vai usa-ló, a operadora não é capaz de entrar em contato e averiguar se o cliente está ciente das ligações. O segundo bloqueio foi no dia 11 deste mês, peguei o telefone vi que tinha uma ligação não atendida, fui retornar a ligação veio a seguinte informação eletrônica "visando a segurança dos usuários desta linha solicitamos que o responsável entre em contato com o telefone, 08007210004. Liguei, fui atendida pelo sr. João Bosco, ele consultou o sistema e não encontrou o motivo do bloqueio. Eu insisti para ele procurar um pouco mais, ele disse que se eu quisesse esperar ele ia encontrar o motivo. Eu esperei, passou um tempo ele veio com a justificativa, "tem muitas ligações para DDD". Manzi você acha que a Livre bloqueou meu telefone porque está sendo boazinha comigo? Não segundo o sr. João Bosco meu telefone pode estar clonado e algúem pode estar utilizando a minha linha. Pela minha experiência se eu provar na justiça que as ligações não são minhas, quem fica no prejuizo é a operadora. Como a operadora não quer ficar no prejuizo, é prática bloquear o telefone. Depois de saber o motivo do bloqueio fui informada que o desbloqueio só ocorreria em 24h. Passou as 24h não foi desbloqueado, liguei novamente para a operadora e reclamei, a atendente desbloqueou na hora.Neste mesmo dia fiz uma reclamação na Anatel.Fiquei sem telefone do dia 18/03 ao dia 20/03 por incompetência .No dia seguinte recebi uma ligação da Livre dizendo que eu tinha feito uma reclamação na Anatel e perguntou se já tinha resolvido o problema. Por fim essas operadoras são desorganizadas, não fornecem para o cliente contrato de prestação de serviços estabelecendo regras e normas ,cobram seus direitos mas não cumprem seus deveres. Estou convencida que para melhorar temos que reclamar sempre com os responsáveis, que são as operadoras, a Anatel, o Procon e o juizado especial de pequenas causas. É o que eu faço.

Beijos.

4:15 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Cleuza!

Bacana você por aqui. Apareça sempre aqui no meu buteco.

A sua via-sacra já demonstrou o quanto de chateação você aguentou.

O que não me entra na cabeça é que esse tipo de coisa é um tiro no próprio pé das empresas. Repito: não sacaram que o pós-venda é tão importante quanto a venda. Só assim você fideliza o cliente e facilita o boca-a-boca. Pior pra elas e ruim pra gente, que é mal atendido, né?

Mas acho que o ruim volta pro dono. Pode demorar, mas volta.

Beijão procê.

10:45 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:56 AM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:59 AM  
Blogger Unknown said...

Pois é meu caro Manzi...
Eu já tive um celular TIM (Tele-idiota-Marketing ou Telefone-Impressionantemente-Merda) e o cancelei, pois, além de cobrar ligações feitas por algum habitante de Kabul, e não por mim, ainda não funciona.
Os serviços de telemerditim, digo, telemarketing sempre é bom quando você não precisa deles.
Então...conclui-se que a TIM (Telefônica que Ignorou o Marcus) não pode ser séria. Talvez se um dia você precisar dos serviços da Net (sigla para Nunca Estão Teatendendo), você fique ainda mais chateado.
Forte abraço e um Aranha-abraço pra você que é de.

Marcus

1:00 AM  
Blogger Unknown said...

Quando eu digo Os serviços de telemerditim, digo, telemarketing sempre é bom, leia-se Os serviços de telemerditim, digo, telemarketing sempre SÃO BONS...

Marcus

1:04 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Marquito!

Pois é, a Tim já me decepcionou uma vez e esta foi a segunda. Ainda mantenho minha linha de celular comum, mas com cartão. E, por enquanto, tá funcionando.

Quando me encher o saco, mudo. Eles precisam saber que eles precisam mais de nós que o contrário.

Adorei o Telefônica que Ignorou o Marcus. TIMganei!

Abraço-aranha porque eu sou de.

1:06 AM  
Blogger Filipe Rodrigues said...

Ahh... esse capitalismo viu?
Respeita o consumidor ;)

p.s.: Compre Batom!

11:39 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Valeu, Mestre!!!!

Respeita e hipnotiza o consumidor, né?

Apareça mais.

Grande abraço.

11:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é... A coisa está feia mesmo! Assim como você, eu também fui atraído por esta merda! Abração
Anônimo Luiz Augusto.
http://nem1e99.wordpress.com

1:51 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Bem vindo, Luiz!

A Tim muitas vezes soa patética pra mim. Só estou com ela ainda porque meu celular é de cartão e eu não uso tanto, não preciso tanto do serviço.

Agora, se um dia eu precisar muito e eles furarem (como já furaram em outros contextos), PÉ NA BUNDA.

Volte sempre, meu caro.

2:24 PM  

Postar um comentário

<< Home