mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

sábado, agosto 18, 2007

consPIRAÇÕES

Retiradas do "Livro do Palavrório Sub-ceptivo", de Jean Bien Sbreckmann, sociólogo apaixonado pela cultura brasileira. Edição Francesa, traduzida por este missivista que vos fala. Vamos ao fragmento.
I
O governo estadual é proprietário de 97% das borracharias. Por isso as estradas estão ruins. E aquelas estradas que estão boas ou muito boas estão em áreas que abrigam borracharias que NÃO são do governo. Aí, como não há problemas nos carros, elas não têm trabalho; não tendo trabalho, quebram e fecham as portas. O que vai sobrar? Os 97% do governo, que em 2 anos e meio serão 100%.
II
Lembram-se, bebedores precoces de cerveja, como eram as garrafas de antigamente? Não possuíam aquele pequeno rótulo no gargalo, além do rótulo original no corpo da garrafa. Pra quê colocaram aquilo? Simples, pra vender mais. Explico. A cerveja, estando gelada, fica escorregadia por motivos óbvios. Ao pegarmos a garrafa para servir os amiguinhos etílicos, o rótulo ajuda a escorregar a dita de nossa mão, levando-a ao chão precocemente. Pronto. Quebra-se tudo e temos que comprar outra. Pesquisas recentes demonstram que isso não acontece sempre, mas que acontece, acontece.
III
Repare nas placas cinzas de certos carros. Repare também como, em algumas, o D parece demais com o O. Sim, senhores. Os proprietários desses carros pagam taxas especiais na hora do emplacamento e então as placas saem assim. Com isso, confundem agentes de trânsito, radares e afins na hora de possíveis multas. Simples.
IV
O Big Brother é todinho combinado. Não estou falando que existe um direcionamento no comportamento das pessoas que participam não. Estou dizendo que é tudo ensaiado exaustivamente, com texto e ações muito bem marcados. Temos que bater palma pra todos ali, pois são excelentes atores/atrizes. As ligações são falsas. Aquilo ali segue um roteiro totalmente pré-concebido: quem vai sair, como e quando. Uma coisa é certa: tem sido mais bacana que novela. Ou não.
Ósculos e amplexos para quem for de.
Alex Manzi.

4 Comments:

Anonymous Diogo Freire said...

Eu adoro essas teorias conspiratórias sem base científica. E adoro o fato de que elas são verdades plausíveis. Não que sejam absolutas. Mas já satisfazem a minha sede por sangue.

11:05 PM  
Anonymous Vanessinha said...

Ha! Bacana demais! Achei que so eu pensasse, ou pelo menos indagasse, que essa porcaria de Big Brother nao passasse de Tudo combinado! Eta programinha mal criado de ruim! Bao, voce, meu irmaozinho e amigo querido, sempre publica coisas brilhantes! Ce sabe que eu sempre estou com voce em pensamento e energia, ne? As vezes dou minhas sumidinha, mas quem eh vivo sempre aparece! Saudades doce, seu menino!

Um super abraco daqueles de amigo que a so a gente sabe dar!

Vanessinha:-)

8:54 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Didi,

Também tenho sede por sangue. Acho que o fato delas serem plausíveis é que nos diverte. Além de serem engraçadas, né?

Apareça mais. Abração.

2:18 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Vanessinha!!!

Que bom que aparecemos, ainda que de quando em vez, né?

Obrigadíssimo pelos elogios. Tenho tentado, mas não tá dando tempo de publicar aqui. Mas vou me policiar e, se necessário, tomar medidas drásticas pra escrever mais.

Beijão, Querida.

2:20 PM  

Postar um comentário

<< Home