mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

domingo, abril 06, 2008

Lenine - O Dia Em Que Faremos Contato (BMG Brasil, 1997)


Este é o primeiro disco solo de Lenine. Antes, ele havia gravado um disco com Lula Queiroga, parceiro dele até hoje em algumas canções.

Mas é neste que ele arremata de vez a sua MPB: Música Planetária Brasileira.


O disco começa emblemático: aquele barulhinho que escutávamos quando a internet era discada. Como se dissesse "agora vamos nos conectar ao mundo, quiçá ao universo".

Na minha opinião, quem melhor conseguiu, até hoje, bordar o regional e a tecnologia, o elétrico e o acústico, o artesanal e o disco voador foi esse moço Lenine. Não me soa rançosa e tampouco indigesta a sua mistura de sons e traquinagens retrô-futuristas, como muita coisa por aí. Muito pelo contrário.

O violão que Lenine toca é capítulo à parte. Percussivo, presente e muito característico do som dele. Timbre inconfundível.

E esse violão permeia todo o trabalho. A faixa 12, Pernambuco Falando Para O Mundo, é formada por 4 obras de compositores diferentes, e tem o violão e a voz de Lenine e o pandeiro de Marcos Suzano nos excertos das canções Voltei Recife, de Luis Bandeira; Frevo Ciranda, de Capiba; Sol e Chuva, de Alceu Valença; Rios, Pontes e Overdrives, de Chico Science e Fred Zero Quatro. Faixa emblemática, que retrata 4 gerações de pernambucanos criativos e que falaram para o mundo. Como Lenine.

E agora vem uma das razões pelas quais eu prefiro colecionar cd's a downloads: O ENCARTE. Além de fartamente ilustrado, cada página traz um texto com a prosa poética de Bráulio Tavares, também parceiro de Lenine.

Lenine já foi roteirista de televisão, mas foi aqui, em O Dia Em Que Faremos Contato, que ele contou a sua melhor história.

Sorte nossa.

2 Comments:

Blogger Thaís Pacheco said...

Concordo em gênero, número e grau.
em tudo.

viva Lenine!

5:07 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Lenine é mesmo muito foda.

Eu gosto por demais até das entrevistas que o cara dá. Prosa inteligente e saborosa que o moço tem.

4:07 PM  

Postar um comentário

<< Home