mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

segunda-feira, março 21, 2011

Tudo é Música!

Quem acompanha os meus tweets, onde por vezes coloco o que está no meu player, sabe do meu ecletismo. Os detratores diriam inconstância ou indecisão, mas isso não vem ao caso. Não ligo pra eles.
O que noto em mim mesmo é, muitas vezes, um "passeio" pela Música, quando estou ouvindo. Começo com alguma coisa e essa coisa me leva ou lembra outra e outra e acabo chegando a um ponto completamente diferente daquele em que comecei. Vamos exemplificar com obras de vários artistas, simulando uma Lista de Reprodução:
Começo com o Concerto para Piano no. 23, de Mozart, que me remete ao meu grande herói Egberto Gismonti. Depois dele, chego ao Rock Progressivo de The Musical Box, do Genesis. Os longos solos e as grandes obras do Progressivo me levam ao jazz cáustico de Pat Metheny. Desse jazz/rock, pulo para o jazz mais suave de Joshua Redman, o que me leva ao meu queridíssimo Chet Baker. Baker e sua economia nos remetem imediatamente a João Gilberto, mas vou tentar ser menos óbvio e citar Rosa Passos. A brasilidade de Rosa me leva à também querida Música Instrumental Brasileira, aqui personificada pela minha adorada Cama de Gato.
Tomando um certo fôlego, o talento e a capacidade do instrumentista brasileiro abrem espaço para a canção popular. E aí nos perdemos em tantas obras maravilhosas de nosso cancioneiro. Seria injusto e impossível indicar apenas uma obra ou um artista aqui. Melhor não.
Já depois de explorar bem as canções populares, sinto o cheiro novamente de Egberto Gismonti e de um de seus mestres, o tal de Villa-Lobos. De Villa-Lobos, podemos tomar o caminho popular novamente ou o caminho erudito. E aí a história recomeça.
É claro que o caminho não é matemático como pareceu ser nesse texto. A audição envolve mais coisas que isso. Misteriosas, inclusive. E envolve mais variações que as expostas aqui.
No fim de tudo, enxergo que tudo é Música. Porque não importa de onde a Música vem; o que importa é pra onde ela vai.
Ósculos e amplexos para quem for de.
Alex Manzi.

2 Comments:

Blogger Cozinha Experimental said...

gostamos muito do blog e gostaríamos que também conhecesse o blog da nossa editora:

http://editoracozinhaexperimental.blogspot.com/

abraço fraterno.

12:31 PM  
Anonymous sweeterjan said...

gostamos muito do blog e gostaríamos que também conhecesse o blog da nossa editora:

5:57 AM  

Postar um comentário

<< Home