mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

segunda-feira, abril 24, 2006

Eu vou sabotar!

Sim, a exemplo de vários colegas blogueiros, tentarei falar sobre a volta d'Os Mutantes. Fiquei muito espantado com a notícia dessa volta. Mas porque fiquei espantado ainda não sei.

Duvido que tenha sido por dinheiro, pois acho que Sérgio e Arnaldo, durante todo o tempo em que estiveram à margem (no bom sentido), sempre foram autênticos e coerentes com a música que gostam tanto. Eles não precisariam disso.

Acho que Os Mutantes foram uma das mais importantes formações musicais do mundo. Sim, do mundo, pois até hoje vejo poucas bandas tão criativas, inventivas e virtuosas quanto eles. Naquela época (o primeiro disco data de 1968), mesmo com os parcos recursos de estúdio, conseguiram criar canções e desconstruir ícones e subverter clássicos. Ouçam Chão de Estrelas, do disco A Divina Comédia, por exemplo. E hoje em dia, vemos pouquíssimas bandas sendo tão ousadas mesmo na concepção de um disco, mesmo tendo à disposição tantos recursos, mesmo podendo gravar discos e mais discos em casa mesmo, só com o auxílio de um pc e um bom programa.

Reparem, caríssimos, que não usei o termo banda de rock pra defini-los. Isso porque considero Os Mutantes uma banda plural e seria injusto e ingênuo colocá-los em uma só gaveta. Como diria Lenine, eles faziam/fazem/farão MPB - Música Planetária Brasileira. É assim que gosto de enxergá-los e gosto de ver a música deles, que tanto amo.

Agora, não posso deixar de falar de Rita Lee. E vou falar mal! A minha antipatia a ela merece um post só pra isso. Aquele jeito forçado de querer ser diferente e parecer ser doidona me enerva um tanto. Chata e cansativa a menina, gente. Num tenho paciência com gente assim não. Depois que ela saiu, gosto só do trabalho com a banda Tutti-Frutti; uma banda competentíssima. Vai ver eu gosto mesmo é por causa da banda. O trabalho solo dela acho insosso, um popzinho diluído e cansativo, que me dá calafrios quando o violeiro do boteco começa: levava uma vida sossegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaadaaaaaaaaaaaaa... Brrrrrrrr!!! Os discos dela deviam vir com duas giletes ou com uma caixa de Plasil.

Acabei falando mais da genialidade d'Os Mutantes e da minha antipatia à Rita que propriamente da volta da banda. Isso significa, psicólogos de plantão, que não dei importância para o fato? Não sei ainda o que pensar disso tudo. Só achei infeliz a escolha de Zélia Duncan. Não consigo encaixar o (belo) timbre de voz dela nas (boas) confusões musicais de Arnaldo e Sérgio. Talvez mais uma ousadia desses meninos que nos deram tanto e que nos tiraram o chão de forma tão encantadora.

Evoé, Mutantes! Vocês são very nice pra chuchu.

Ósculos e amplexos para quem for de.

Alex Manzi.

16 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ola caro amigo, so passei aqui para mandar um abracao pro ce.
eddie

7:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Irmãozinho,

Concordo quase totalmente de cabo a rabo! Mutantes é o bicho! A Rita é um saco! E não posso falar muito dessa tutti-frutti, porque não conheço... falar nisso, espero que esteja inserida em nossos "pacotes transacionais piratísticos vindouros", convenientemente alocada na pasta "novas múscias"!
O "quase" fica por conta da Zélia Duncan que, pra mim, é aquilo que se tem chamado de "picolé de chuchu", ao se referir ao presidenciável psdbista. A Rita ainda tem história, agora, a Zélia Duncan... ah, deixa pra lá! Falar mal da moça não...
Mais uma vez você arregaçou! Parabéns bicho! Seu texto tá show!
Abração!

9:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi seu moco! Tudo bem? Perai que eu gosto pra caramba da Rita Lee! Sempre gostei dela desde que me entendo por gente e por influencia de meu pai... Tudo bem que se ela finge ser doidona e tals, o problema e dela! Ela sempre teve essa imagem de independencia e criatividade pra mim. Mutates???? Bom de-mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vamos ver no que vai dar esse treco deles quererem voltar, ne?

Osculinhos, meu querido!
Vanessinha:-)

10:41 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Eddie, meu querido e sumido amigo!

Passe sempre aqui e deixe abraços e comentários. Tire as teias de aranha de seu blog também.

Grande abraço!

9:05 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Alan

Pois é. Tive que reorganizar as pastas aqui e dividir o que tinha baixado no meu pc. Infelizmente a pasta Novas Músicas foi extinta, mas nada muito difícil de resolver não. Não quer dizer que perdi o que baixei não. Tá tudo aqui, só que já organizado.

Bão, repare que só elogiei o timbre da voz da Zélia. Gosto do timbre, mas também acho a obra dela um picolé de chuchu.

A Rita nem se fala... Falar mais mal da moça não.

Apareça sempre, bicho! Sinto falta de suas sábias palavras aqui.

Abração.

9:10 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Vanessinha, irmãzinha

Quando escrevi o post, sabia que ia te deixar brava com a minha opinião sobre a Rita.

Mas, mesmo essa imagem que você tem dela acho que é forçosamente construída por ela. É claro que n'Os Mutantes ela foi ousada pra época; aí acho válido. Só não suporto as posturas dela dos anos 80 pra cá.

E esperemos as consequências da volta.

Osculíssimos.

9:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

velho,não posso opinar em relação a mutantes por não conhece-los,mas você foi muito feliz em suas colocações quanto a Rita Lee...Que velha metida a cocota!!!te agradeço infinitamente por ter me ajudado quase que totalmente a detestá-la.valeu,irmão... vc tá sumido hein,vê se depois liga.Gui.

10:38 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Meu querido primo-irmão!

Que ótimo você aqui. Sei que está sempre por essas paragens, mas espero que dê mais palpites. Suas sábias palavras sempre terão lugar em butecos meus.

A minha birra com a Rita é pública-notória-acústica-e-estupendamente-lúcida.

Tenho andado trabalhando um bocado. Essa semana tá meio apertada, mas encontrar-nos-emos em breve.

Ósculos familiares.

11:41 AM  
Blogger Marco Aurélio said...

Alex

Continuo achando que será um mico histórico a "voUta" dos mutantes sem a Rita Lee. Aida mais com a fraquinha da Zélia Duncan. Mais uma vez muito legal você falar o que pensa. Também acho ela meio chata e metida a doidona. Dizem por ai que agora ela está doidona de verdade, fumando Crack o dia inteiro. Você me corrigiu aquele dia no post a tempo. Só você sabe o motivo pelo qual fiz aquela confusão. Álcool e indignação!
Vamos quebrar o disco e desligar a vitrola!

Valeu

6:33 PM  
Blogger Arthur Petrillo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

6:16 PM  
Blogger Arthur Petrillo said...

Não sei, não falo.

Mutantes é um ponto cego na minha cultura musical. Vc bem podia me aplicar. Se bem que ultimamente, eu não to com paciência pro estilo apesar de ser simpatizante. Amo Secos... Mas nem eles eu tenho ouvido nos últimos dias...Vc sabe o que tem tocado na minha vitrola... Tudo que alimenta a Vinho Velho.

De qualquer forma... Bacana o texto. Da Rita Bruce Lee, eu tenho a mesma preguiça, só que menos acirrada... Pra mim ela num fede nem cheira... E aquele maridão dela fede... O filho dela tb fede muito...

Bom.

No mais, Gerais.

Abraçocaz!!

6:18 PM  
Blogger Carmen said...

Tenho preguiça dos três citados: Rita, Mutantes e Zélia. Por mim pode sabotar os três.

E sugiro ao Alan que começe logo um blog.

11:17 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Coréio

Zélia é meio sem sal mesmo. Não acho muita graça não, apesar de achar o timbre da voz agradável.

A "voUta" está dividindo opiniões. Talvez seja justo que os dois geniozinhos colham agora os louros pela obra tão bacana que criaram. Ou não.

Ósculos mutânicos.

11:53 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Querido Tutu

Assim que sua preguiça acabar, me avise que aplicar-te-ei com prazer as artes mutânicas. Assim que você parar um pouco de ouvir essas bandinhas recicladoras de décadas passadas... hehehe

No mais, a Vinho Velho segue forte, velocidade quase máxima e tomando impulso pra pular penhascos.

Abraçocaz.

11:58 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Newtinho Mininim Bão!

Que bom que ocê tá aqui. Vê se faz esse blog logo, viu?

Bich, acho que Rita Lee contribuiu muito para os violeiros de buteco achincalharem nossos ouvidos com a Ovelha Negra e outras de igual quilate.

Quanto ao vocalista do Alice: ele morreu de quê? De overdose! Então, estava mexendo com drogas; nada mais natural que encontrassem Rita na discoteca dele.

Agora, volte sempre por aqui no meu buteco. Falando em buteco... Chico!

... e viva o Black, o Led, o DP e Tonico e Tinoco!

Abraços!

12:04 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Carmencita

E sugiro a você que volte logo para os braços da internet. Seu exílio-sem-razão provoca saudades.

Ósculos Preguiçosos de Rita e Zélia.

12:06 PM  

Postar um comentário

<< Home