mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

quarta-feira, agosto 16, 2006

O naufrágio do Naufrágio

Como todo bom best-sellista, pego o gancho:
No último post, ainda que ligeiramente, falei de Robinson Crusoé. Para quem não conhece, foi o mais famoso náufrago de todos os tempos. Sim, foi ele quem moldou nossos costumes para com aqueles que viveriam desde então isolados em ilhas desertas, longe do fogo, do peixe frito e do calzone-delivery. Sem Crusoé, não haveria a noção de isolamento, da barba imensa e do costume ridículo de colocar o nome de um dia da semana num amigo recém-chegado.
Depois de anos de pesquisa (estou nessa desde 67), resolvi revelar ao mundo a verdadeira história de Robinson Crusoé. Sim, caríssimos leitores, pensem nisso mesmo: fomos ludibriados esse tempo todo. O que nos parecia uma verdade absoluta, inquestionável e redentora, não passa de invencionice. É claro que há muita coisa que continua sendo concreta na história passada de geração a geração. É óbvio que não fomos enganados em todos os detalhes, mas isso é coisa grave; sinto-me no dever de revelar o resultado de minhas pesquisas. Não quero, como detentor da verdade sobre o náufrago Robinson, me omitir e fingir que nada está acontecendo. Quanto a isso, caríssimos e assíduos, fiquem tranqüilos; não serei covarde, de jeito nenhum.
Não se pode admitir uma enganação que perdura pelos séculos, um embuste que insiste em regrar nossas vidas como verdade absoluta. Depois de ouvir toda a verdade, aí sim, o leitor poderá ESCOLHER entre ficar com a história contada e reinventada ao bel-prazer dos vencedores, ou abraçar a verdade revelada sem medo por pesquisas e fundamentos científicos plausíveis e palpáveis.
Como revelou levemente o post anterior, Crusoé resolveu ir para a ilha. Não houve acidente coisa nenhuma. O naufrágio é coisa inventada, criada pela imprensa e por outra instituição tão poderosa quanto, com interesses sórdidos nesse isolamento. Outra: não foi coincidência a escolha de Tom Hanks para o papel principal no filme "Náufrago". O que posso dizer é que o nome Thomas Hankermann não soaria muito estranho ao homem Robinson Crusoé. É só o que posso adiantar, sem entregar o segredo todo.
Resolvi divulgar essas verdades pelo meio mais palatável possível: através de um romance, um livro que mescla aventura, trama policial, personagens fictícios e tem como pano de fundo a revelação da real natureza/história de Robinson Crusoé. Em breve, não percam o lançamento do inédito livro de Alex Manzi, "O Código Crusoé".
Ósculos e amplexos para quem for de.
Alex Manzi.

11 Comments:

Blogger Carmen said...

Manzi de mi bida:

Devo dizer que temo por sua integridade física. Isto porque sei, por experiência própria, que não se revelam segredos de grandes instituições impunemente. Tenha cuidado, meu amigo. Eu sei que você, antes de qualquer coisa, é um arauto da verdade, mas não se arrisque tanto. É fato que os grandes idealizadores da farsa já estão todos mortos, mas nós bem sabemos que seus herdeiros tentam, a todo custo, preservá-la.

Sua vida vale muito mais que desmoralização desses sacripantas. Todo cuidado é pouco.

Ósculos temerosos.

4:57 PM  
Blogger Marco Aurélio said...

Outro dia disse que perdi o sono e quase reli o livro e não sei se você viu que recentemente três pescadores mexicanos foram resgatados depois de passarem nove meses à deriva pelo Pacífico. Dois de seus companheiros morreram neste período. O Barco ficou sem combustível e foi arrastado vento. O trio se alimentou de peixes e aves comidos crus e bebeu água da chuva e provalemente urina feito eu o Pudim (meu primo) fizemos numa festa lá na casa dá vovó. Conversávamos sobre a possibilidade de se nos perdêssemos no mar ou em uma floresta, de que seríamos capazes. Alguns que participavam da conversa falaram que faziam e aconteciam. Precisam ver o heroísmo verbal. Na prática, só eu e o Pudim comprovamos do que seriamos capazes. Cada um bebeu a sua é claro. Acham que somos loucos!?

Detalhe: Eu estava tomando cerveja e ele só na coca-cola!

Ele é muito espirituoso e precoce. Um dia ele se disse sorrindo lembrando desse caso:

“ Coréio, de sede não, mas fome eu morreria. Só Chuck Norris poderá salvar esse mundo!”

8:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom meu querido, já que vc teve a ousadia de revelar fatos dessa farsa...eu tenho os detalhes sórdidos. Na verdade Robinson era gay, mas vivia oprimido naquela sociedade tão preconceituosa, então arquitetou seu plano de fuga...escolheu a dedo uma ilha deserta, que ao contrário do que diz o conto, era habitada por nativos fortes e musculosos...e por ser um cara inteligente e sagaz, ele mesmo escreveu esse conto da carochinha pra iludir todos nós durante todo esse tempo. Pois é pasmem...Manzi tem sempre razão, não é só mais um devaneio literário!

SUPER BEIJO!!!!!!!!!!!!!!!
!

2:54 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Carmencita de mi corazón:

Eu sei que corro um risco muito grande ao resolver revelar tudo. Mas não consigo me calar diante de tanta hipocrisia e ignorância, minha amiga.

Sacrificar-me-ei sem a menor cerimônia. Matarei vários crocodilos e leões, pois uma idéia, os sonhos, eles não morrem nunca.

Ósculos martirísticos.

8:03 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Coréio:

Há muito tempo entendo que Chuck Norris é o nosso redentor. Só ele tem a chave que perdemos há milênios.

Urinoterapia é fichinha pra ele. Espere para vê-lo fazendo uma Retossigmóidoscopia nele mesmo. Sem derramar uma lágrima, companheiro. Chuck Norris é o Rambo esquecido, a jóia do Nilo. Conto tudo isso no meu próximo livro, "O Código Chuck Norris".

Abraçoquinhas.

8:07 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Aline, Aline...

Não fale mais nada, senão ninguém compra o meu aguardado livro. Você, amiga que é, não quer estragar a surpresa, né?

Mas tenho outras coisas a revelar, inclusive a relação da Ilha escolhida por Crusoé e a Ilha do Seriado Lost. Sim. Trata-se da mesma ilha; é só o que posso adiantar.

No mais, Gerais. Mais uma vez obrigado pela visita sempre tão bem-vinda.

Beijo.

8:14 PM  
Blogger Arthur Petrillo said...

Quer dizer que o Sr. anda fazendo teaser por aí... Que belo publicitário vc está se saindo, hein???

bacana a idéia... Tb acho q ele era Gay e amava o pessoal da tribo.

Quanto ao Lost... Quando é q Crusoé vai aparecer???

Abraços neo-guitarrísticos....

2:06 PM  
Blogger Carmen said...

Belo Horizonte, 27 de agosto de 2006.

Prezado Sr. Manzi de mi bida:

A Associação dos Amigos Virtuais de Manzi - AAVM - sente imensamente sua ausência.

Atenciosamente,
Carmen Fernandino
Presidente da AAVM

2:16 PM  
Blogger Carmen said...

Feliz dia do blog, Manzi de mi bida!!!

1:36 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Tutu!

Que bom que apareceu. Tem emprego de neo-publicitário-trainee-quebra-galho aí na sua agência não?

Aguardo.

Não sei bem quando Crusoé aparecerá no seriado, mas pode ter certeza que ele terá papel fundamental na trama.

Abraçocas.

2:21 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Carmencita de mi corazón.

"Eu volteeeeeeeeeeei, pras coisas que eu deixeeeeeeeeeei..."

Recebi a última circular interna (que se tornou externa, pois chegou às minhas mãozinhas gordas) da AAVM. Prometo tomar providências quanto a isso o mais rápido possível.

Agradeço o revelamento da minha ausência que se fez presente em seu mundo virtual.

Ósculos Reaparecidos.

2:25 PM  

Postar um comentário

<< Home