mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

quarta-feira, junho 14, 2006

Sim, entorpecer-me-ei no Ludopédio Mundial

A Copa do Mundo começou e não escondo o meu entusiasmo. Vou me afundar nos jogos, inclusive no Togo X Arábia Saudita ou no Usbequistão X Vietnã. Gosto mesmo, pra quê mentir, né? Vou me esquecer das contas pra pagar, das invasões de terra, da desigualdade social, da campanha da Veja pela candidatura do Alckmin (os alckmistas estão chegaaaaaaandooooo...), dos mensalões. Vou ver o país parar (ou se movimentar) para assistir a um jogo de futebol dos amarelinhos. Êbaa!!!
Ironias de lado, terminei um servicinho que comecei, nas horas de folga, há uns bons seis meses. Organizei o Ranking Manzi das Copas. Estão nele TODAS as seleções que já participaram, com a pontuação dada por mim, de 1930 até 2002. Qual o critério? Bem, foi muito simples, e, na minha humilde opinião, justo. Um ponto para o último colocado, dois para o penúltimo e assim por diante. Ah, Manzi, mas assim o campeão das Copas com mais participantes leva mais pontos que os outros. Claro! Justo, pois quanto mais times, mais difícil chegar ao título. Além disso, dei dois pontos extras para cada Mundial conquistado por cada seleção. Achei a classificação final bem representativa, evitando aberrações do tipo Estados Unidos no quinto lugar, como acontece com o ranking da Fifa. Difícil entender isso, né?
Mas, antes de divulgar o aguardadíssimo Ranking Manzi das Copas, protesto. Há, no futebol, muitas vezes, a palhaçada da bola que some dos gandulas ou de duas bolas em campo quando o time da casa está ganhando, prestes a botar a mão na taça (isso acontece mais no Brasil, diga-se). Não é nada engraçado isso. Tem-se que ganhar tempo assim? Certa feita, disseram que foi "genial" uma cotovelada que o Pelé deu num adversário, pois o mesmo o havia "pegado" minutos antes. É genial a violência no futebol? Não vi nada de genial na cotovelada. Foi um ato de vingança bem tolo.
Há uma certa glamourização canhestra da malandragem, do tipo "quero que ganhe, mesmo que seja com um gol de mão aos 46 do segundo tempo". Eu não quero que ganhe assim não. O pior é que isso vem, muitas vezes, de narradores da televisão. Enquanto tivermos narradores desse tipo, não teremos cidadãos bem penteados, de banho tomado e cheirosinhos.
Bão, agora vamos ao que realmente interessa na vida: informação completamente inútil e divertida.
Ósculos e amplexos para quem for de.
Alex Manzi.
RANKING MANZI DAS COPAS
1º Brasil - 281
2º Alemanha - 268
3º Itália - 229
4º Argentina - 190
5º Inglaterra - 165
6º Espanha – 148
7º França – 135
8º Bélgica - 117
8º Suécia - 117
9º Iugoslávia - 112
10º México - 103
11º Uruguai – 99
12º Holanda - 95
13º URSS - 89
14º Hungria - 88
15º Tchecoslováquia - 78
15º Romênia - 78
16º Áustria - 73
17º Polônia - 67
18º Paraguai - 64
18º Dinamarca - 64
19º Chile - 57
20º Estados Unidos - 55
21º Suíça - 52
22º Camarões - 50
23º Bulgária - 48
24º Escócia - 47
24º Irlanda - 47
25º Coréia do Sul - 46
26º Nigéria - 43
27º Croácia - 40
28º Turquia - 37
29º Marrocos - 34
29º Portugal - 34
30º Colômbia - 32
31º Irlanda do Norte - 30
31º Noruega - 30
32º Peru - 28
33º Costa Rica - 26
33º Senegal - 26
33º Japão - 26
34º África do Sul - 25
35º Arábia Saudita - 19
35º Tunísia - 19
36º Rússia - 18
37º Irã - 16
38º Argélia - 15
39º País de Gales - 12
40º Alemanha Oriental - 11
40º Jamaica - 11
41º Coréia do Norte - 9
41º Cuba - 9
41º Equador - 9
41º Egito - 9
42º Bolívia - 8
43º Honduras - 7
44º Polônia - 5
44º Israel - 5
45º Kuwait - 4
46º Austrália - 3
46º Eslovênia - 3
47º Haiti – 2
47º Nova Zelândia - 2
47º El Salvador – 2
47º Iraque - 2
47º China - 2
48º Índias Holandesas - 1
48º Zaire - 1
48º Canadá - 1
48º Emirados Árabes - 1
48º Grécia - 1

18 Comments:

Blogger Carmen said...

Manzi de mi vida (lembre-se da pronúncia... BIDA):

Como julgo se um critério é bom ou não? Bem, se me favorece, é um critério MAIS QUE PERFEITO (igual àquele pretérito da língua portuguesa), entendeu?

Bem, "lei do Gerson" à parte, no caso específico do seu critério, eu achei muito justo. E não foi só porque o Brasil ficou em primeiro, não. Se a gente analisasse as coisas sob o ponto de vista que você propôs, a gente saberia valorizar mais os segundos e terceiros lugares, coisa que não sabemos. Se o Brasil ficar em segundo, vamos cair em depressão. Porque nós só aceitamos o primeiríssimo lugar.

E detalhe: achei lindinha a Noruega de meu amor em trigésimo primeiro. Mui simpático!

Ósculo.

1:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acho justíssima a cotovelada do Pelé. Ele apanhava de tudo que é lado e não podia fazer nada? Ele era muitas vezes caçado em campo sem a expulsão dos agressores. E gosto também da picardia do gol de mão do Maradona, justo contra a Inglaterra. Não sendo contra o meu time,é engraçado. Além do que, surge mais uma história para ser lembrada numa roda de bar...

6:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não vou negar que como boa torcedora, um gol de mão nos 46 é muito bom, mas o que irrita é esse culto a lei de Gerson, parece que o povo brasileiro leva isso ao pé da letra seja qual for a situação...outra coisa irritante é a evidente puxação de saco da Globo com a seleção brasileira, é notável que somos bons mas é chata essa exaltação toda...eu amo futebol, em minha casa respira-se futebol, na copa então...Mas o que eu gosto mesmo além da competição em si, são as imagens...e nessa copa em específico elas estão me hipnotizando, será que isso é normal caro Manzi?
Rs

9:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi meu neguinho! Olha, so sei que amanha estarei assistindo ao nosso jogo a carater, eu e Cris e todos que estiverem conosco! Querendo ou nao, sao coisas do Brasil, nao e? Vamos nos jogar na farra pelo menos um pouquinho que a gente ja entrega a vida ao trabalho por demais! Nos que aguentemos as consequencias de tudo isso DEPOIS! To apostando num 2 a 1 pra nos, claro!

Osculinhos!
Vanessinha:-)

10:01 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Carmencita de mi corazón (atenção para a pronúncia...)

Que bom que achaste justo o meu critério. Eu gostei também. Como eu disse, refletiu de forma verdadeira a realidade futebolística Copística Mundialística.

Isso de não aceitarmos o segundo lugar é interessante, pois pude ver essa situação na decepção em relação à primeira partida da seleção. Só queremos placares elásticos, folgados, em que damos shows de bola (ou melhor, espetáculos ludopédicos - desculpe o anglicismo).

E viva a Noruega!

Ósculos Norueguísticos.

6:32 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Johnny

Não se tratou de um post moralista e tampouco politicamente correto (coisa que acho chaaaaata até...).

Eu só não sou a favor dessa cultura da malandragem. Isso de levar vantagem em tudo me exaspera e torna as relações humanas uma coisa muito atrasada e decepcionante. Emociono-me quando encontro alguém que não cultua isso.

Desculpe pelas lágrimas. Não pude me conter.

Profundos amplexos.

6:40 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Caríssima Aline

Obrigado pela visita!

As pessoas se acostumam a reclamar dos exemplos de cima, do desvio de verbas, dos milhões que somem dos cofres públicos e outras situações...

Mas se esquecem da propina que dão pro guarda, do troco errado que recebem e não devolvem, da "furada" em alguma fila, das pequenas coisas do dia-a-dia que pedem o exercício da cidadania. Assim fica fácil, né? Jogar a culpa no reino dos céus, no superior, e se eximir da responsabilidade na construção de um lugar melhor pra se viver.

Não sou moralista nem politicamente correto, só não gosto da cultura da Lei de Gerson, da malandragem.

Agora, cá entre nós, também sou doidinho por uma Copa do Mundo. Até o clássico Usbequistão X País de Gales me empolga.

Ósculos. E volte sempre.

6:49 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Vanessinha

Eu estaria milionário se tivesse apostado em algum bolão. Deu meu placar hoje.

Também acho que precisamos de algumas fugas sim. Quem acha que os jogos da Seleção são escapismo, acaba fugindo da realidade de outra forma. Aí vira demagogia, né?

Precisamos de fugas sim, pra termos força, pilha, pra enfrentar uma semana que nos exige, que não é fácil, que é cruel.

Adoro fugas. A minha preferida é a Fuga de Bach...

Ósculos reais e fugidios.

6:55 PM  
Blogger Carmen said...

Achei que hoje seria dia de novidades à mancheia...

Tá bom...

Sem pressão.

8:52 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Carmencita

Obrigado pela visita e pela pressão...

Meus afazeres à mancheia não estão me deixando batucar novas linhas aqui. Mas logo colocarei texto novo.

Isso é praticamente uma ameaça!

Ósculos e ósculos.

10:38 PM  
Blogger Marco Aurélio said...

Alex

Vou botar mais pressão. Até quando vai durar o entorpecimento que o ludopédio está causando em você. Vamos postar cara! Fiquei sabendo que você foi jogar bola outro dia entusiasmado pela copa e tomou uma bolada no queixo. É verdade?

4:36 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Coréio

Nem o ludopédio está conseguindo minhas atenções nesses tempos de muitíssimo trabalho. Você sabe que a coisa está atolante, né? Por isso não arranjo tempo pra postar. Poderia fazê-lo de meia-noite às 6 da manhã, mas a cama é mais forte e me puxa...

Fiquei sabendo que você parou de jogar bola, mas quando jogava era muito bom. Gostava de jogar enfiado ou preferia abrir pro zagueiro? E a pergunta que não quer calar: você só parou de jogar bola porque sentiu que já estava queimado na rodinha?

Ósculos. E obrigado pela pressão.

7:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

O texto é muito bom, fala de diversos assuntos do futebol..nossa um gol aos 46 aff..o futebol é mesmo uma caixinha de surpresas, ficamos tão felizes com o ínicio da copa nossa esperavamos o hexa, imaginavamos até o adversário final a Argentina, mas fomos surpreendidos a Argentina foi eliminada (risos)..isso me surpreendeu mais que a derrota do Brasil que estava jogando mau desde o jogo contra a Croácia. Bem não era a hora nem o momento quem sabe em 2010 e agora eu torço para que Portugal seja a campeã e mostre que no futebol a força de vontade e determinação é muito mais importante do que um time cheio de estrelas que não jogaram de chuteiras e sim de salto alto...

Obs: O comentário era sobre o texto, porém eu não me contive e tive que complementar.

4:07 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Izabella!

Obrigado pela visita no meu buteco. Volte sempre, pois servimos bem pra servir sempre.

Caímos na real no sábado último, né? Vimos que a Seleção Européia, digo, Brasileira, era composta por celebridades preocupadas com outras coisas que não ganhar, ou ao menos lutar heroicamente. Não merecem nosso aplauso mesmo.

Os recordes individuais que eles queriam quebrar foram quebrados. Agora escreveram seus nomes na história do futebol. Pro bem (no caso dos recordes) e pro mal.

Ósculos futebolísticos.

Esteja sempre aqui. Eu estarei.

10:03 AM  
Blogger Marco Aurélio said...

Alex

Já se entorpeceu demais. Agora é hora de publicar! Isso aqui tá parecendo uma casa de ópio.

Ósculos alucinógenos

Coréio

6:30 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Caríssimo Coréio

Já estou a preparar o próximo texto, visto que a carga de trabalho já diminuiu.

Na verdade a parada se deu por causa do trabalho e não por causa do Ludopédio, que infelizmente acaba hoje.

Ósculos trabalhísticos.

10:19 AM  
Blogger carlos ponte said...

Ora vamos lá somar 29 pontos à minha equipa! Ultrapassaremos, finalmente, a Turquia.
Gostei do seu post. Então aquele primeiro parágrafo...
Prometo voltar.
Carlos Ponte

4:04 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Caríssimo Carlos, muito obrigado pela visita. Volte mesmo!

Fiquei muito feliz com o desempenho de Portugal nessa Copa. Inclusive tenho que atualizar o Ranking Manzi, não é?

Estive parado por uns tempos aqui, mas estou voltando aos poucos, e conto com novas visitas suas.

Um grande e fraterno abraço.

11:52 AM  

Postar um comentário

<< Home