mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

terça-feira, julho 18, 2006

Cosmopolitanos e Cosmopolitanas...

"Se eu pudesse escolher, moraria em Paris, Nova York ou Londres. Não tenho nenhuma identificação com o Brasil. Não gosto de futebol, não como feijoada, não tomo cerveja nacional. E odeio Copa do Mundo."
Ed Motta, no Jornal do Brasil

De volta depois de um afundamento nos afazeres trabalhais, começo o novo post com essa declaração de Ed Motta. Não vou me posicionar (pelo menos não abertamente) sobre o que ele disse, mas vou deixar em aberto tal discussão.
Adoro o som que Ed Motta faz. Sofisticado, gostoso, música noturna pra ouvir no carro na finada Geraes FM, aqui de BH. Mas fica uma pergunta: temos uma obrigação, por termos nascido brasileiros, por votarmos aqui, por usufruirmos das praias e montanhas e roças daqui, de gostarmos das coisas ditas brasileiras? Há outras questões: as coisas ditas brasileiras representam o Brasil? Quem dita as coisas ditas?
Os elementos citados por Ed fazem lembrar o nosso tropicuzinho (opa!), mas o Brasil é só futebol, feijoada, cerveja? Quem sabe o estereótipo não esteja na cabeça do próprio Ed ao dizer isso? Talvez para ele o país se resuma nisso (ele se esqueceu de falar da preferência nacional, mas tudo bem).
O que vejo daqui do meu buteco é que o Brasil é Brasis, um país plural e que pode ser representado por outras coisas que não os supracitados pelo gordinho-bom-músico. O Brasil é Los Hermanos e Chico Buarque? É Roda Viva e MTV? É João Cabral e Manoel Carlos? É Claudinha, Mazinha, Guilherme, Rodrigo, Daniela, Janaína, João, José, Antônio, Expedito, Lindalva, Ivonete? E é William, Stephany, Wemerson, Lucy, Vanderson, Wilson, Johnathan?
O Brasil é tudo e é um mundo muito. E que cosmo somos!
Ósculos e amplexos para quem for de.
Alex Manzi.

8 Comments:

Blogger Rogerinho said...

Como o Alternativo falou, ele esqueceu de mencionar que não gosta de mulher tb... hehehe

Mas como assim "se eu pudesse escolher" ??? Pô, Ed Motta é um cara endinheirado! Pode morar onde bem entender! Mora em terras tupiniquins por vontade própria!

Eu sim, se pudesse escolher, não gostaria das músicas do Ed Motta por causa das suas declarações escrotas. Mas como não posso (ou não consigo) acho que ele canta pra caralho!!!

8:55 AM  
Blogger Arthur Petrillo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

3:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Essa declaração é a cara do Ed Motta...Adoraria, como ele, morar em Londres, Paris ou NY. Mas bem que eu gosto de um buteco, cachacinha, futebol. Mas se eu morasse lá, iria querer morar aqui. Mas quanto à questão principal, acho que ele está equivocado. Nas cidades européias também vive-se futebol e Copa do Mundo. Só não tem é a miséria...

6:16 PM  
Blogger Marco Aurélio said...

Sou mais um que gosta de buteco, cachacinha e futebol. Se morasse lá, também ia querer morar aqui.

9:21 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Rogerinho, amiguinho Pop!

Ele tanto pode que, salvo engano de minha parte, ele já morou um tempo fora.

Mas a questão maior é se os elementos citados por ele representam tudo que É o nosso país.

Também acho que ele canta pra caralho e sabe usar bem o que sabe. Se tiver interesse, baixe na net "A loja do subsolo", ou me peça pelo msn.

Grande abraço!

11:26 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Johnny Boy & Coréio!

Também adoraria morar num país com menos miséria e desigualdade e "jeitinhos" daqui e dacolá. É terrível pensar no potencial de um país que tem tudo pra dar certo e não sai muito do lugar, né?

Ué, mas na Europa tem buteco, cachaça e futebol...

VAMO!!! Pego vocês às 2 e meia.

Amplexos Cosmopolitas.

11:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olha, meu amiguinho, o Brasil e bom pra caramba em se tratando de goro, amigos, lugares pra passear, cultura, musica, essa nossa mistureba de cores e gostos que eu amo... mas o governinho... Nao tenho preferencia de onde morar, aqui ou acola, contando que eu viva a vida, carpe diem e possa ajudar esse mundo doido ficar um pouquinho melhor... O Ed? Bom, sei que o rapaz produz um som muito bacana! Onde quer que ele queira morar, nao me encomodo.

Osculinhos noce!
Vanessinha:-)

7:54 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Vanessilda!

O Brasil tá precisando de um puxão de orelha bem forte mesmo. Não só o governo, mas o seu povo, que anda meio sem-educação e sem vontade de formar uma nação bacana.

Quanto ao Ed, gosto muito dele e do som dele. Por mim, ele pode morar até na Moldávia, desde que continue lançando discos e exportando pra cá...

Ósculos saudosos...

10:57 AM  

Postar um comentário

<< Home