mancheia

"Livros, discos, vídeos à mancheia! E deixe que digam, que pensem, que falem..."

domingo, setembro 03, 2006

Super Gêmeos, Ativar!

Fato raro, estive pensando...
Todos devem se lembrar do antigo desenho animado dos Superamigos, que agitavam nossas manhãs mui passadas. Pois bem. Então devem se recordar do Mundo Bizarro, onde todos tinham seus Duplos; o Super-Homem Bizarro, a Mulher Maravilha Bizarro e assim por. Eram cópias do Mal. Aí andei pensando que no nosso mundo haveria isso também. Não cópias do Mal, mas seres afins em suas atividades, personalidades, talentos.
José Wilker é o nosso Jack Nicholson, não há dúvidas. Ariano Suassuna o nosso Shakespeare? Talvez o Raduan Nassar também o seja.
(Antes que os xenófobos-nacionalistas torçam o nariz, quero que compreendam: não estou tratando o que vem de fora como referência. Nem estou dizendo que tudo que é produzido aqui em matéria de arte veio de fontes externas ou é inferior. Trata-se apenas de brincadeira inocente e pueril. Só.)
Seria Zé Ramalho o nosso Bob Dylan? Ainda não sei. Encontro resquícios do velho fanho em Raulzito, Zé Geraldo e em Belchior (esse ser que me entende tanto). Aquele canto falado que me atrai demasiadamente, o violão básico, ligado direto nas coisas de sua terra, de seu tempo, de sua luta não podem ser mera coincidência.
Quem pode negar que a Legião Urbana tem seu cordão umbigal roçando o ventre dos Smiths, banda de Morrissey, e do Joy Division, banda fundadora do New Order? Até as danças epiléticas dos vocalistas o Renatão usou.
E os Stones? Os famigerados rapazes maus, as pedras que rolam, as Pedrinhas Geriátricas Milionárias? Arrisco-me a dizer que eles são o nosso Barão Vermelho. Ou não. Com a diferença de que não dispunham de um vocalista poeta que voou com as próprias asas depois. E que vôo, né?
Agora me ocorreu: e o tal de Johnny Depp, um dos atores mais bacanas da nova geração? Selton Mello ou Matheus Nachtergaenle?
Não quero ficar conjecturando demais não. Melhor será quando todos que passarem por aqui deixarem suas Teorias do Mundo Duplo nos comentários. Vale em todas as áreas, inclusive filmes e livros e canções que têm seus Duplos. Aguardo ansiosamente.
Enquanto isso, na Sala de Justiça, todos tentam ser os Beatles, mas ninguém consegue...
Ósculos e amplexos para quem for de.
Alex Manzi.
p.s.: agradecimentos a Claudinha (com quem faço Dupla no Truco) e Arthur Petrillo por algumas idéias acerca do Mundo Duplo.


20 Comments:

Blogger Arthur Petrillo said...

Todo dia q eu lembrar de algum, eu venho aqui e posto..

de primeira, temos:

Oasis e Skank (atual)
Titãs e Clash (guardadas as devidas proporções)

Beatles e TODAS AS BANDAS DE ROCK contemporâneas, pois são todas irmãs alternativas ou filhas dos bítous!

Já já vem mais!!

:)

3:06 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Tutu,

É justamente essa a idéia. Que todos, sempre que lembrarem dos Duplos, venham e comentem.

Tô achando o Skank cada vez mais Bítous, até mais que o Oasis. O pior do Oasis é que eles ficam muito na cola dos Quatro Evangelistas de Liverpool e as referências ficam meio chatas e pedantes e 'referenciosas' demais.

Com o Skank, na minha opinião, isso não tem acontecido. Você nota a influência mas ao mesmo tempo nota a busca de uma identidade, de um som próprio. Bacana isso. Eu queria escrever uma canção pop como o Samuel faz. Redondinha. Perfeita. Funciona bem. A prova é a nova deles que está rolando aí. As canções servem pra isso mesmo.

Volta aí. Tô esperando, de Brahma em punho.

:)

3:33 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Nunca parei pra pensar na afinidade entre Titãs e Clash, mas vou prestar mais atenção agora. Gang of Four é, talvez, tão afim quanto. E eles virão aqui em BH!

Sem falar em Paralamas início de carreira e The Police.

Inté!

3:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Opa! Cá estou após alguns anos ausente para uma singela contribuição:
14-bis e Dire Straits
Não acham? Ouçam "Natural" e reparem bem...
Cheers

11:22 PM  
Blogger Arthur Petrillo said...

Strokes e Smiths,
Wolfmother e Black Sabbath
White Stripes (FODA) e Led (ECA!!!) - interna!
Kaiser Chiefs e New Order

vale algo multi-disciplinar???

aí vai: David Lynch e Sonic Youth

Secos e Molhados e Kiss (ou todos os outros GLAM)
Ney e David Bowie

Plebe Rude parece mais com Clash.

Pato fu e NADA.
Los Hermanos e NADA.

hehehehehe....

To viajando aqui... Já já vem mais..

:)

1:27 AM  
Blogger Alex Manzi said...

K-paxian Entity, também conhecido como Canhotinho:

Que bom que voltaste de teu sono quase eterno. Volte mais.

Nunca tinha pensado nessa teoria não. Acho que o que diferencia as duas bandas é a questão dos vocais. Aí elas são totalmente antagônicas, né? Falsete não é com o Sr. Straits.

Abraços Musicais.

4:16 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Caríssimo Bítou Marcus.

Essa do Pacino e do Cu-oco foi uma boa. Só acho que o Pacino é melhor ator. Mas as vozes e o jeitão podem lembrar um pouquinho. Já pensou o Cu-oco filmando a trilogia "O Poderoso Bicheiro"?

Não devemos esquecer que Eu e Você também tentamos ser como Jorginho, Paulinho, Joãozinho e Ricardinho. Só que a gente também não consegue...

Abraços e... GET BACK!!!

4:22 PM  
Blogger Alex Manzi said...

Tutu, Tutu...

Novas contribuições.

Vejo mais de Stooges e Iggy Pop e Lou Reed e Velvet Underground nos Strokes do que de Smiths.

Wolfmother É o Black Sabbath com pitadas de Led Zeppelin (opa!) e bicho-grilagem.

White Stripes é foda, mas o Led é mais foda ainda (interna).

Kaiser Chiefs e New Order... Hmmmmm.... Caso a pensar...

Gostei da proposta multi-intra-inter-disciplinar. Pra mim vale a Teoria do Duplo pra eles, pois acho os dois mui barulhentos e não me dizem quase quase nada nada. Chatos e chatos, na minha opinião... Como diria o Shakespeare, nosso velho Guilhermão, "Much Ado about Nothing" - Muito Barulho por Nada.

O resto, nada a declarar (ou a acrescentar).

Abraçocas.

4:30 PM  
Blogger Unknown said...

Valeu a visita e o comentário... Volte sempre!

8:05 PM  
Blogger Marco Aurélio said...

Enquanto isso no laboratório de física da sala de justiça devemos empre nos lembrar que para cada tipo de fermion existe um outro tipo de fermion que tem exatamente a mesma massa, mas o valor oposto de todas as outras cargas (números quânticos). Esta é chamada anti-partícula. Por exemplo, a anti-partícula de um elétron é uma partícula de carga elétrica positiva chamada pósitron. Os bósons também têm anti-partículas, exceto aqueles que têm valor zero para todas as cargas, por exemplo, um fóton ou um bóson composto por um quark e o seu correspondente anti-quark. Neste caso, não há distinção entre a partícula e a anti-partícula; elas são o mesmo objeto. Como chama mesmo aquela anti-partícual brasileira do Charles Bronson?

Uma cuspida(Anti-beijo)

8:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

olá, aparece lá no novo blog, mas neste caso é um blog de professores para o tema professores, ou seja, colocar a boca no trombone.]
divulgue entre nossos colegas, ok?;)

www.ogritodoprofessor.zip.net

3:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

E o Jessé?Alguém se recorda daquela voz maravilhosa?

8:09 PM  
Blogger Arthur Petrillo said...

Alex,

vamos desvendar as neo-bandinhas q vc tanto me enche o saco?? heheheh (interna - já q vc diz q eu tenho q ser mais raiz, então me esclareça a segunte lista)

Kaiser Chiefs

The Decemerists (??????)

Jet (Stones - ECA!!!)

Belle e Sebastian (??????)

Bloc Party (?????????)

Arctic Monkeys (????????)

Keane (????????)

Killers (????????)

Coldplay (U2 com REM??????)

Moptop e Strokes (cópia paraguaia brasileira)

Seria o Cordel uma releitura dos bons tempos de nação??

Lenine, Los Hermanos, Otto, Davi Moraes estariam (em um futuro próximo) para Maria Rita assim como Belchior, Renato Teixeira, Tom e Vina e etc estiveram para Elis?

meio confuso, mas é pq senão eu esqueceria tudo q tinha pra dizer...

Já já vem mais...

Beijo!

10:17 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Vinícius,

Também agradeço a visita... Mas você se esqueceu de dar a sua contribuição para a Teoria dos Duplos.

Volta, meu amigo!

Abraço.

12:18 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Coréio.

A anti-partícula do Charles Bronson no Brasil, se depender da aparência, é o Jackson Antunes!!!

Agora, quanto a Teoria dos Duplos, não consigo imaginar um equivalente ao astro de Desejo de Matar... Mário Fofoca? Ed Mort? Não, muito ingênuos.

Ósculos de Chuck Norris.

12:21 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Tânia,

Muitíssimo obrigado pela visita, mas fica me devendo uma contribuição para a Teoria dos Duplos.

Logo estarei navegando em águas daí.

Coloquemos pois a boca no trombone.

Um fraterno abraço.

12:24 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Juliana,

De onde você é, minha querida? Lembraste-me tanto da maravilhosa voz de Jessé que fui obrigado a reescutar algumas coisas dele.

Volte sempre. Estarei aqui.

Ósculos Jessezísticos.

12:26 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Tutu Petrillo!

Então vamos lá!

Kaiser Chiefs, como você bem já falou, tem muito de New Order; tenho que ouvir mais os Decemberists pra falar algo deles; não vejo quase nada de Stones no Jet.

Belle and Sebastian tem Smiths até a medula, até a capa monocromática dos discos deles.

Bloc Party, Arctic Monkeys e Killers são da leva de bandas que reciclam e reciclam, mas fazem um som poderoso e muito bacana.

O Keane é quase um Coldplay (sim, U2 com REM) sem guitarras.

Moptop É Strokes numa sessão espírita.

Não acho que Otto e Davi Moraes estejam no mesmo patamar de composição que Lenine e Los Hermanos, mas entendi o paralelo e concordo com ele, excetuando os dois supracitados (de quem gosto também).

No mais, volta mesmo.

Beijão!

12:36 AM  
Blogger Marco Aurélio said...

Manzi

Chame os Superamigos para te ajudarem a fazer uma nova postagem. Talvez o homem aranha possa te ajudar a tirar as teias deste buteco.

Osculos enferrujados

9:25 AM  
Blogger Alex Manzi said...

Corelhão

Preciso de algum super herói que controle o tempo e me conceda um intervalo pra tirar as teias do buteco.

Agradeço a saudade.

Ósculos esperançosos.

8:08 PM  

Postar um comentário

<< Home