A leitura nossa de cada dia
Já andei falando pela net de dois sites que venho frequentando. Os dois relacionados à leitura. E coloco como adendo uma dica que vai parecer óbvia para muitos, mas que - pasmem! - não é.
Eu falo para muitos alunos sobre a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, localizada na Praça da Liberdade, aqui em Bervelyzonte. E me espanto com o fato de que muitos desconheciam a existência e as possibilidades da Biblioteca. Por isso o "pasmem" lá no primeiro parágrafo.
Por aproximadamente 3 reais anuais, você pode pegar 1 ou 2 livros durante 14 dias, renováveis pelo mesmo período até 1 vez. Agora, pergunto: a velha desculpa de que brasileiro não lê porque o livro é caro cabe? Não mesmo.
A minha ligação sentimental com a Biblioteca Pública de BH vem desde a adolescência e pede um post próprio em breve.
Voltando aos sites citados láááááá no começo, indico os dois aqui, que me foram aplicados pelo bom amigo Lucas Michelini.
SKOOB - Como se fosse um Facebook (fica feio hoje em dia falar de Orkut, né?), só com leitores. No site, você pode ter amiguinhos, colocar os livros que quer ler, que leu, que está lendo. Pode ainda fazer resenhas sobre suas leituras. Eu uso para gerenciar as minhas, fazer cotações e tudo mais. Coisa que já fazia em agendas. Se alguém tiver interesse em me visitar lá, é só clicar aqui.
TROCANDO LIVROS - Gostei por demais da ideia deste. Você, se for um leitor, deve ter vários livros em casa dos quais não gosta, não gostou, quer se livrar, não quer mais, quer passar pra frente. O método é simples: você cadastra quantos livros quiser no site. Então, se alguém solicita esse livro, você envia pelo correio e ganha um crédito para solicitar QUALQUER livro do site. Simples, lindo e funciona, porque já mandei e recebi.
Entonces, senhoritas e senhoritos, façam-me o favor de se deleitarem com as dicas. E, por favor, deem notícia do que acharam. E se você ainda não é um leitor frequente, tudo bem. Mas, na humilde opinião deste escriba, não sabe o que está perdendo.
Ósculos e amplexos para quem for de.
Alex Manzi.